segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Bologna

Mochila nas costas, bilhete de trem na mão e lá fui eu pra outra viagem, dessa vez o destino era Bolonha (Bologna). Uma cidade que tem o astral maravilhoso, um lugar que brinca com os seus diversos tons de vermelho, e consegue seduzir a quem chega em poucos minutos. Bastou eu sair da estação de trem e tive a certeza que não tinha como ficar apenas um dia e já aproveitei para passar a noite lá e assim poder ver tudo.


Bologna é arte e cultura espalhados por todos os lados! O que mais achei fascinante nela é que a toda esquina existe um ator, cantor ou qualquer gênero de artista de rua deixando o cenário mais lindo, é como um grande palco a céu aberto, onde cada um pode fazer seu pequeno show e exibir a todos os turistas seus talentos, e se ouve e vê de tudo... Por exemplo, uma bandinha de jazz que realmente foi uma das coisas mais incríveis que já escutei, assim como também passei por uma moça cantando ópera... Programa perfeito para se fazer lá é: escolher um dos inúmeros cafés que existem pela cidade, ficar em uma mesa ao ar livre e tomar um bom cappuccino ao som de alguma banda ou ainda vendo uma apresentação de teatro ou malabarismo.
Caminhei o dia inteiro, e devo contar para vocês que já estava escuro e eu não tinha vontade de ir para o hotel, queria ficar ali e saber como a cidade funcionava a cada hora do dia, mas as minhas pernas ganharam a batalha e fui descansar, afinal a viagem de Siena até lá foi bem puxada (primeiro com um trem até Firenze de mais ou menos uma hora e meia, que partiu da estação as 6 da manhã, e depois um trem de alta velocidade de Florença até Bolonha que levou cerca de duas horas). Quer saber como é um trem de alta velocidade?? Segue a foto! O negócio é tão maravilhoso que tem até tomada pro celular!



Então tirei um rápido cochilo, carreguei a bateria do celular, e parti para conhecer a noite de cidade!! Não fiz nada de especial, apenas fui para a Piazza Maggiore e fiquei sentada embaixo da Fonte de Netuno que foi construída entre 1563 e 1566 pelo escultor Giambologna e tem uma história bem engraçada:


Giambologna estava feliz e faceiro terminando sua obra de arte (Netuno representaria o poder da igreja e o domínio  do Papa Pio V sobre a terra assim como Netuno na mitologia), quando o cardeal da cidade ficou indignado com o tamanho do pênis da estátua, pois segundo ele isso seria uma afronta contra a moral e os bons costumes daquele povo (e da igreja né) e então pediu gentilmente ou não (isso a história não conta) para que o escultor diminuísse o tamanho dos documentos de Netuno... E como todo o bom artista que se preze, Giambologna ficou furioso com aquele pedido, como assim alguém interferindo na sua arte?? Mas o que ele iria fazer contra a igreja bem naquela época? EU respondo o que iria fazer meu povo!! Ele iria ser o pai da ironia e da ilusão de ótica!! Ok, ele foi lá e diminuiu o tamanho do pênis do deus grego, mas colocou na fonte ninfas que jorram água pelos seios... E a grande sacada foi que ele reprojetou a mão da estátua de forma que se você olha a estátua por traz, parece que Netuno está mais feliz do que devia no meio daquela praça... Sim a ilusão de ótica é que quem olha a estátua por outro ângulo, vê um pênis ereto! Agora me diga, é ou não é muito esperto esse Giambologna?! Ele teoricamente obedeceu o pedido do cardeal, mas cá entre nós deixou a obra muito mais "impura"! Dica do dia: nunca mande um artista mudar sua escultura!

Fonte-Netuno-Bolonha

E embaixo do deus grego eu fiquei observando os moradores, ouvindo a música que um senhor tocava com violino, e com aquele ar de amor... Aquela expressão que só os apaixonados tem, adivinha em que eu estava pensando? Sim, eu estava decidindo o que jantar!


Retornando para meu quarto depois de ter comido uma deliciosa massa e de sobremesa um tiramisu, aproveitei o excelente wifi para passar horas falando com a família com uma imagem sensacional!!
Dia seguinte, acordei e escolhi onde iria tomar café: em uma cafeteria muito simpática com direito a um cappuccino e um croissant de chocolate porque ninguém é de ferro né Brasil?! Peguei o trem de volta ao 12:20 e lá pelas 16:00 da segunda feira já estava em casa novamente... O que posso dizer dessa viagem? Estou apaixonada por essa cidade que tem tudo que se precisa pra viver, tem amor, boa comida, cultura em excesso e aventura a cada novo lugar, espero um dia voltar lá e poder ficar muito mais tempo do que fiquei, tenho certeza que vi tudo ou quase tudo, mas tudo é tão encantador que merece muito mais tempo, nem que seja horas livres apenas olhando a cidade mais vermelha da Itália, e com a universidade mais antiga da Europa!
Acho que por hoje era isso...

Beijos, da garota que está na Itália! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ebaa, comentário novo!! Assim que possível eu lhe respondo! Beijos e pizzas ;)