sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Mercados e suas complexidades !


Sabe, quando eu estava no Brasil, existia  uma coisa que eu não gostava e não entendia o porque meus pais iam tanto era o tal do supermercado... Bom meus caros, tudo começou a fazer sentido depois que cheguei na Itália e fui morar sozinha!
Como era de se esperar comecei a cozinhar, e a cada nova refeição percebia que tinha algo faltando, e lá ia eu ao mercado, e logo isso se tornou uma coisa que eu tinha que fazer duas vezes ao dia, uma antes do almoço e outra antes da janta, então resolvi sentar e fazer a tão famosa "Lista de Shindler" opa quer dizer, lista de compras... E era grande a criatura! Mas preparei meu psicológico e meus braços para carregar as sacolas e fui, na certeza que todas aquelas compras iriam durar certamente o mês inteiro no minimo. Porém, tudo era uma ilusão, dois dias depois não tinha mais nada... Descobri que ovo é uma coisa essencial na casa de um estudante, que leite eu andava tomando um litro por dia (maldito achocolatado e cereais), com essa nova vida também fui iluminada com os mil e um pratos que se pode fazer com um pacote de salsicha, que pode faltar amor na sua vida mas não um pacote de massa, que sabonete some magicamente, shampoo então acho que tem um duende no meu banheiro que se alimenta dele pois é fantástico como acaba rápido, mas o sal não, sal é eterno. E outro fator é que chocolate é barato, e Malú e chocolate com preço bom não dão certo... Sempre vem um docinho pra casa!
Mas e ai, não dava para viver na base do ovo, fui lá dei oi no whatsapp para aquele ser que tudo sabe e tudo vê e gritei socorro, então este ser iluminado disse: "vamos para o skype", e lá fui eu com um caderno e caneta na mão, liguei o Skype e lá estava minha guia culinária internacional MAMÃE!! Sim gente do céu, cansei de contar quantas vezes gritei socorro, vocês acreditam que até foto dos produtos do mercado eu tirei para saber se estava bom? Como a vez em que fui comprar galinha... me digam porque não nos ensinam na escola a comprar galinha? Isso é difícil!! Ela vem fechada naquele pacote e se estiver estragada?? Lá fui eu tirar uma foto, mandei por mensagem pra mãe, e ela deu o veredito "pode comprar que está boa" cheguei em casa e a galinha estava ótima mesmo... Até hoje não entendo como ela faz isso (e também como se compra galinha) A outra vez fui comprar salsichão pra temperar uma lentilha que novamente mamis tinha me passado a receita por vídeo na noite anterior... Mas do que é feito um salsichão? E quem é que entendi disso? Paiiii socorrro!! E novamente tiro foto do dito cujo e envio uma foto para o melhor assador do RS... E ele disso "compra que está bom"... E estava! Chegando em casa, ligo o skype e faço a comida sob os olhos atentos da melhor cozinheira do RS... Sempre que da pelo menos gosto de fazer isso, mas agora as portas de 3 meses de independência já estou me virando melhor...


Descobri a quantidade certa de compras pra ir no mercado apenas uma vez na semana (grande avanço contando que devo levar as compras pra casa sempre na mão), aprendi a manter uma alimentação boa, por exemplo nunca imaginei na minha vida que iria comprar brócolis, e vejam só, como brócolis quase sempre, assim como salada de cenoura ou alface... Só o coitado do tomate que eu não consigo gostar, apenas em molhos! E por fim, nesses 3 meses do cozinha intensa, algo que nunca pensei que iria acontecer foi tomando conta dos meus dias... O gosto pela cozinha, hoje adoro planejar o que vou cozinhar, principalmente na janta, amo o cheiro da cebola fritando, temperar um molho, sentir o aroma da comida se espalhando pela casa, saber só no olho quando a massa está pronta, e quando ir comer ver que seu trabalho ficou bom!! Pois é caros senhores, eu gosto de cozinhar... Mas não contem isso pra ninguém, se me perguntarem eu nego!
E quanto ao mercado, tem um motivo especial para ter tanta resistência com ele, existe uma escada que me separa da felicidade e ela é muito grande, e se deve sempre subir ela para sair do mercado... Olhe com seus olhos e me diga se não é de se desesperar, mas agora minhas idas ao mercado diminuíram, e está vilã já não me assombra tanto!


Deixo vocês com essa imagem que é o verdadeiro exemplo de subir na vida...
Beijos sabor massa ao molho branco, da garota que está na Itália!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ebaa, comentário novo!! Assim que possível eu lhe respondo! Beijos e pizzas ;)