terça-feira, 7 de outubro de 2014

Arezzo

E antes de iniciar o post contando todos os detalhes sobre o dia maravilhoso que passei nessa cidade na Toscana, porque não fazemos um checklist sobre a história dela? Nada melhor do que ir viajar já sabendo um pouco sobre o local! Vamos lá?
  • As torres da cidade são tipicas da idade média, arcos romanos e fachadas renascentistas.
  • Na igreja de San Francesco está um dos principais afrescos da pintura italiana - Lenda da Cruz Verdadeira de Piero della Francesca (1416-1492), era um pintor italiano da segunda fase do renascimento (século XV). Em relação a pintura: é uma sequencia de imagens que contam a história da madeira que foi usada na cruz de Cristo.
  • 15 anos foi o tempo necessário para restauração do afresco.
  • Escadarias da igreja são de 1524.
  • O Dumo da cidade começou a ser construído na segunda metade do século XIII e só foi finalizado no inicio do século XX.
  • E por fim, sabe o filme "A vida é Bela"? De Roberto Benigni? Pois é este filme teve algumas cenas gravadas em Arezzo, como a cena da bicicleta quando Guido Orefici passeava se declarando para Dora.
Agora vamos ao dia, uma hora e meia de ônibus e cheguei ao meu destino. Que lugar encantador, foi apaixonante! Arezzo reúne natureza e arte na medida certa! Para todos os lados que você olha tem verde e para cada folha há um quadro, imagem ou estátua. 


Na cidade ocorre a maior feira de antiguidades da Itália, e a minha sorte foi tanta que ela estava acontecendo justamente no dia em que eu fui. E realmente tem de tudo, desde móveis para a casa até jóias ou pequenos pingentes - E como cada pessoa tem seu tesouro, fui em busca dos meus, me direcionei a uma simpática banca com um senhor igualmente simpático e comprei dois livros, mas eu não os escolhi pela sinopse, para ser sincera com vocês eu nem sei a história deles, eu os comprei pelo simples fato de um ter pertencido a Liana Marconi em fevereiro de 1940. Agora quem era essa mulher ? Não imagino, só sei que vivia em Firenze segundo o que a própria escreveu ao lado da data. E quando peguei esse singelo livro com valor histórico eu pensei: "Isso é da época a segunda guerra mundial! Eu tenho um sobrevivente da guerra em minhas mãos!" E minha nova amiga, Liana? Será que sobreviveu? Firenze foi muito bombardeada nessa fase. O nome do livro é "Il gran Momento" da autora Eleonora Glyn (aliás é muito dificil achar qualquer coisa sobre ela na internet). 
O segundo livro é "Il candelabro d'oro" do autor Nino Salvaneschi, e este eu comprei pela dedicatória. Foi um presente em reconhecimento e gratidão de Giuseppe Romolini para o Dottor Mario Michelini em 24 de abril de 1951. E quem disse que eu conseguia colocar eles na mochila? Carregava junto ao peito!



Caminhando pela cidade só sabia ficar encantada pela beleza do lugar, cheio de detalhes e pequenas surpresas. Outra coisa interessante são as pichações, não existem muitas, e em geral elas deixariam qualquer parede feia, mas naquela pequena cidade na Toscana não! Cada rabisco e frase é uma declaração de amor, desde um humilde eu te amo até relatos de amores sofridos.
Também vi um jardim belíssimo na cidade, um lugar daqueles que vale a pena passar horas deitada na grama apenas lendo um bom livro ou tentando achar forma nas nuvens.


Perto do final do meu passeio entrei em uma portinha que dava para o sub solo da igreja localizada no centro, lá achei uma menina muito simpática que me contou a história do local, segundo ela existe uma teoria de que embaixo de Arezzo há uma cidade inteira soterrada, por isso naquele local tinham ruínas de algo que se acredita ser a casa de um ferreiro, todos os achados ali são com características  dos etruscos. E então por causa desta teoria qualquer morador que deseja construir algo na cidade deve primeiro avaliar o terreno pois é quase certo que em qualquer cantinho de terra se encontra algum vestígio de tempos antigos.





Posso afirmar que foi nesse passeio que mais me senti na Itália, tudo é maravilhoso, desde a paisagem até os queridos e hospitaleiros moradores.
Não retornei a minha amada Siena sem antes parar em uma das cafeterias mais lindas que já vi na minha vida, a Sugarlend pertinho da estação ferroviara, e lá comi um cupcake de chocolate com pasta de amendoim e um cappuccino, e posso falar? Foi o mais puro prazer a cada mordida ou gole, fechou o passeio com chave de ouro!


E foi assim que finalizei um domingo delicioso, se você pretende conhecer a Itália e vai passar pela Toscana coloque esse local no roteiro pois é fantástico, e para ir de Siena a Arezzo o bilhete custa 6,60 euros de ônibus e sai da Piazza Gramsci em Siena.
Por hoje era só gurizada!
Beijos, da garota que está na Itália!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ebaa, comentário novo!! Assim que possível eu lhe respondo! Beijos e pizzas ;)